Categorize seus clientes

Quando uma empresa começa a ter problemas com a inadimplência de seus clientes, é comum pensar que o descontrole foi causado por falta de atenção às contas à receber ou um mal planejamento financeiro. Porém, planejamento e cobrança não resolvem sozinhos a questão da inadimplência. Muitas vezes, a origem do problema está ligada à qualidade da concessão de crédito.

Antes de fazer negócio com um novo cliente é imprescindível checar os dados da empresa. Desta forma é possível ter uma noção de sua situação financeira e avaliar os riscos na concessão de venda à prazo. Além disso, é muito importante também qualificar seu cadastro de clientes, novos e antigos. Utilize todos os dados que tiver disponíveis para ordená-los por perfil de risco e, após definir estes perfis, defina limites de crédito para cada um deles.

Mantendo esta lista atualizada, você vai ter um score relacionado ao histórico de sua relação com aquele cliente e terá assim maior facilidade na hora de avaliar como lidar com este em uma determinada situação, seja ela uma solicitação de crédito, o atraso em um pagamento ou alguma questão inédita na relação comercial entre as partes.

Quer saber mais sobre como evitar problemas para receber pagamentos? A Dejuris sempre orienta os seus clientes sobre os melhores procedimentos para análise de crédito, além de intensificar o trabalho de cobrança.

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